segunda-feira, 29 de Abril de 2024  08:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-05-2014

Anadia: Município assinala 500 anos de atribuição de forais.


Anadia celebra na próxima quinta-feira os 13 os forais que D. Manuel I outorgou, em 1514, a terras do atual concelho de Anadia. 500 anos ...

Anadia celebra na próxima quinta-feira os 13 os forais que D. Manuel I outorgou, em 1514, a terras do atual concelho de Anadia. 500 anos depois, a Câmara de Anadia assinala o momento no feriado municipal de 29 de maio.

A festa começará na véspera, nos Paços do Município, às 14 horas, com uma Assembleia dos Alunos de Escolas do 1º CEB do concelho de Anadia, e a Exposição Coletiva de Painéis de Azulejo “500 Anos dos Forais Manuelinos de Anadia”, da Turma de Azulejaria Criativa da Universidade Sénior da Curia.

A Feira Quinhentista, com a participação dos Viv’Arte e a colaboração das Juntas de Freguesia, IPSS e outras Associações do concelho, terá início, também no dia 28, pela 16h00, na Praça do Município de Anadia. Após a abertura do mercado, estarão em exposição artefactos bélicos, panejamento e um acampamento castrense, e, pelas 17h00, haverá uma arruada de trovadores pelas ruas da terra.

Em seguida, um arauto anunciará a convocatória dos homens-bons e vizinhos do concelho, indo uma milícia de homens de armas do concelho chamar os aqueles às suas casas. Pelas 19h00, será tempo para comes e bebes nas tabernas e casas de pasto, com iguarias tradicionais da região.

A noite trará a música que entretinha os grandes senhores do século XVI, no concerto “Cantus Manuelinus”, interpretado pelo Ensemble Vox Angelis, que atuará, pelas 21h30, no Cineteatro Anadia.

No dia 29, pelas 10h00, é retomada a Feira Quinhentista, com a abertura, pelas 10h00, do mercado. Uma hora mais tarde, formar-se-á cortejo para receber o enviado de El-Rei, assim como a régia comitiva que se aprestará para a outorga dos forais.

Antes da pausa para o almoço nas locandas do mercado, a Câmara Municipal de Anadia e a Comissão Vitivinícola da Bairrada lançam, em edição limitada, o vinho “Terras d’Anadia”, comemorativo dos cinco séculos dos 13 forais manuelinos.

A outorga dos forais está prevista para as 15h00, motivo pelo qual os homens-bons do lugar serão convocados para a redação dos respetivos termos, cabendo ao emissário d’El-Rei a apresentação das condições e ao tabelião o primeiro assentamento.

Paralelamente, nos Paços do Município, entre as 10h00 e as 22h00, continuará patente a Exposição Coletiva de Painéis de Azulejo “500 Anos dos Forais Manuelinos de Anadia”, da Turma de Azulejaria Criativa da Universidade Sénior da Curia.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®